AÇO E ALUMÍNIO. VOCÊ SABE DIFERENCIAR ESSES DOIS TIPOS DE METAIS?

AÇO E ALUMÍNIO. VOCÊ SABE DIFERENCIAR ESSES DOIS TIPOS DE METAL?

O aço e o alumínio estão entre os metais mais utilizados. São inúmeros os itens fabricados com esses materiais. Embora compartilhem algumas semelhanças em termos de aparência, aço e alumínio são dois metais muito diferentes.

O alumínio é um elemento que se encontra na crosta terrestre. Entre os metais é o terceiro elemento mais abundante. O aço é uma liga feita pela combinação de ferro e outros elementos, sendo o carbono o mais comum.

CARACTERÍSTICAS DO ALUMÍNIO

É um metal macio, leve, durável e maleável. A bauxita é o ingrediente básico do alumínio, um mineral extraído principalmente em regiões tropicais. A bauxita é moída em uma pasta espessa chamada alumina, que é então fundida com criolita derretida e eletrificada. Os íons se separam e o líquido residual esfria e se torna o alumínio.

CARACTERÍSTICA DO AÇO

É um metal flexível, forte e durável. O aço é uma mistura dos elementos ferro e carbono. O ferro é extraído, fundido, as impurezas são removidas, o carbono é adicionado e o resultado é o aço carbono. Esta é a base para outros tipos de aço, como inoxidável e cromo-molibdênio.

DIFERENÇAS ENTRE ALUMÍNIO E AÇO

Tanto o alumínio quanto o aço são metais amplamente utilizados nas indústrias e para diferentes tipos de projetos e produtos. O alumínio integra a maioria dos automóveis, motocicletas, bicicletas, aeronaves e tem presença em molduras e acabamentos de edifícios comerciais. O aço é uma base importante para a produção dos mais diversos tipos de materiais, tornando-o um metal extremamente versátil. Porém, cada um destes materiais possui um conjunto de características muito distintas.

RESISTÊNCIA

Quando se trata de propriedades de resistência, o alumínio é mais maleável do que o aço. É mais fácil de moldar, podendo ser dobrado ou extrudado em uma variedade de formatos ou perfis diferentes, sem rachar ou quebrar. O aço possui uma grande quantidade de carbono, o que o torna um metal muito resistente e resiliente, mas geralmente não pode ser levado aos mesmos limites do alumínio, sem sofrer rachaduras ou quebras. Embora seja considerado menos forte do que o aço, o alumínio serve muito bem em aplicações em climas frios, pois fica mais forte à medida que a temperatura cai. O aço é conhecido por ser mais pesado e duro do que o alumínio. Quanto mais carbono contém, mais pesado ele será. Isso significa que o aço tem menos probabilidade de deformar, dobrar ou aquecer. 

O alumínio é um metal altamente resistente à corrosão. Não enferruja, não requer revestimento ou pintura. Ele também pode ser aprimorado por uma variedade de acabamentos diferentes, como escovado, pintura, jateamento, polimento ou outras técnicas. O aço requer revestimento, pintura ou qualquer tipo de tratamento de acabamento para protegê-lo da ferrugem ou corrosão, especialmente se estiver localizado em um ambiente muito úmido ou abrasivo.  

CONDUTIVIDADE

Quando se trata de condutividade térmica, o alumínio é um condutor de calor muito melhor do que o aço inoxidável, razão pela qual é frequentemente usado para unidades de ar-condicionado e fabricação de radiadores. O aço é um dos piores condutores de eletricidade entre os metais, enquanto o alumínio, conduz muito bem a eletricidade. Devido à sua leveza, resistência à corrosão e propriedades de alta condutância, é normalmente utilizado na fabricação de linhas de alta tensão. Embora o alumínio seja muito mais fácil de moldar do que o aço, isso não significa o mesmo para a peça de solda. Na verdade, o alumínio é muito mais difícil de soldar do que o aço.

QUAL VALE MAIS?

Tanto o alumínio quanto o aço são 100% recicláveis. O valor de cada um está continuamente flutuando com base na oferta e demanda, tarifas, custos de combustível e o preço e disponibilidade de minério de ferro e bauxita. Normalmente, o aço (por peso) é mais barato do que o alumínio.

 

COMO RECONHECER ALUMÍNIO E AÇO

Separar os dois tipos de metais é um passo importante quando pensamos em reciclagem. Para saber se você tem em mão um metal ferroso ou não ferroso, a maneira mais fácil é utilizar um ímã. Se o ímã grudar no metal, você tem um metal ferroso nas mãos, como o aço. Se o ímã não grudar no metal, ele é não ferroso, como o alumínio.

 

RECICLAGEM DE AÇO E ALUMÍNIO

O aço é o material mais reciclado do planeta, uma matéria-prima que pode ser reciclada infinitamente, sem perda de qualidade. A reciclagem economiza uma quantidade enorme de energia: reciclar aço requer até 85% menos energia do que produzi-lo. Para o alumínio reciclado, esse número chega a 95%. A reciclagem de embalagens de metal, portanto, produz um ganho de energia significativo. 

Menos consumo de energia significa menos emissões de CO2, e isso é bom para desacelerar as mudanças climáticas.  Hoje, a reciclagem de produtos de alumínio pós-consumo economiza mais de 90 milhões de toneladas de CO 2 e mais de 100.000 GWh de energia elétrica.

A reciclagem de aço e alumínio é obviamente de grande importância para o meio ambiente. Mas para que um processo de reciclagem traga ótimos resultados, é importante que as embalagens de metal sejam classificadas corretamente. 

E é por isso que também contamos com você. Na hora de descartar esses dois tipos de metais, o primeiro passo é separá-los. Depois procure por um centro de reciclagem para saber quais metais eles aceitam.

 

Leia também: Benefícios da reciclagem dos metais

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *