APÓS COZINHAR, O QUE FAZER COM O ÓLEO USADO?


Depois de saborear uma batata frita bem crocante ou qualquer alimento que leva fritura, o problema é como descartar o óleo utilizado. Despejá-lo na pia da cozinha, por exemplo, pode causar sérios danos ao meio ambiente. Além disso, pode te dar uma indesejável dor de cabeça.

O óleo de fritura não é biodegradável e tem alto impacto poluente: o descarte correto ajuda no processo de coleta e destinação do lixo. À medida que esfria, o óleo começa a grudar no encanamento. Antes que você perceba, terá um entupimento difícil de lidar. Não tente remover a obstrução usando um produto químico, pois isso apenas adicionará uma substância corrosiva que pode prejudicar ainda mais o cano. Provavelmente você irá precisar de um encanador experiente para lidar com tudo isso.

Por que o óleo de fritura é prejudicial ao meio ambiente?

Como o óleo usado é altamente poluente, não deve em nenhuma circunstância acabar na pia, no ralo, no vaso sanitário e muito mesmo no solo. Isso porque em contato com a terra forma uma espécie de película que impede as raízes das plantas de absorverem naturalmente a água de que necessitam. Uma pequena quantidade de óleo pode fazer com que dezenas de litros de água não seja mais potável.

Como descartar corretamente o óleo usado

Deixe o óleo esfriar, depois despeje toda a gordura em um recipiente que pode ser jogado fora. Quando estiver cheio, coloque-o em um saco plástico para evitar vazamentos e jogue-o no lixo orgânico.

Depois de se livrar da maior parte da gordura, use uma toalha de papel para limpar todas as panelas, frigideiras e pratos que entraram em contato com o óleo antes de enxaguá-los na pia. Mesmo pequenas quantidades de gordura residual são perigosas para o encanamento porque ela se acumula com o tempo.

Você pode também levar os recipientes cheios de óleo aos centros de coleta, caso haja algum perto da sua casa. Em alguns casos, postos de gasolina e supermercados permitem a coleta gratuita de óleo usado.

Reutilizando óleo de cozinha

Desde que tenha sido usado corretamente e não aquecido além do ponto de fumaça, você pode reutilizar seu óleo e gorduras. Para isso coe o óleo usando toalhas de papel ou filtros de café para remover todos os restos de comida. Guarde em um recipiente na geladeira, freezer ou em algum lugar escuro e fresco. É importante observar que você deve reutilizar o óleo apenas uma ou duas vezes. Dê uma cheirada antes de usá-lo, se tiver um odor rançoso, jogue fora.

Como reciclar óleo usado

Caso você esteja se perguntando: uma vez descartado de maneira adequada, o óleo usado pode ser reciclado? A resposta é sim: através do trabalho de empresas especializadas em resíduos especiais, os óleos usados ​​podem ser transformados em lubrificantes, tintas e óleos para máquinas agrícolas. O descarte correto do óleo de fritura usado não só ajuda o meio ambiente, mas também a nossa economia: fazer o descarte da maneira certa é dar uma nova vida aos resíduos. Para que o óleo possa ser reciclado você precisa coar para remover as partículas de alimentos. Depois armazene em recipiente fechado e entregue no local de coleta.

Reutilize o óleo para fazer velas e sabonetes

Se você se interessa por artesanato caseiro, por que não experimentar algumas maneiras para usar óleo de cozinha para criar algo útil para sua casa? Isso inclui velas de longa duração, produtos para a pele ricos em nutrientes e sabonetes. Lembre-se de que nossos ancestrais fabricavam esses produtos rotineiramente. Depois de ter um pouco de prática, você pode transformar sua gordura culinária usada em presentes caseiros para compartilhar com a família e amigos. Na internet você consegue encontrar diversos tutorais que ensinam como fazer esse procedimento.

Óleo do motor

Antes de descartar o que sobrou de uma troca de óleo do seu carro, moto, barco, lembre-se de que ele pode ser reciclado e refinado e ainda ser usado para diversos fins.
Embora sejam necessários cerca de 42 galões de petróleo bruto para produzir 2,5 litros de óleo de motor, é necessário apenas um galão de óleo de motor usado para ser refinado na mesma quantidade de óleo de motor novo.

Depois de ser reciclado, o óleo de motor pode ser convertido para uso como combustível em aquecedores ou altos-fornos industriais. Existe até um processo que pode refiná-lo novamente para que possa ser usado como óleo diesel ou marinho.

O óleo de motor usado não pode ser reciclado se for misturado com outros líquidos, como anticongelante ou fluido de freio, portanto, mantenha os outros líquidos do veículo separados.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *