Como separar, reciclar e reaproveitar os diferentes tipos de vidro

Como separar, reciclar e reaproveitar os diferentes tipos de vidro
Nem todo vidro é igual, entenda:

Poucos materiais podem ser reciclados repetidamente como o vidro, com pouco ou nenhum efeito em sua resistência, qualidade ou integridade. Mas não é tão fácil como parece.

Você já deve ter ouvido a frase, “o vidro é infinitamente reciclável”. Então, por que os utensílios de cozinha – copos, pratos, e assadeiras – não são aceitos por alguns centros de reciclagem? Isso ocorre porque vários aditivos são usados ​​na fabricação de utensílios de vidro para cozinha, o que torna a reciclagem muito mais difícil do que o vidro comum. 

VIDROS QUE TEMOS EM CASA

Em casa, temos basicamente dois tipos de vidro: o vidro de soda-cal, que é o mais comum, e o vidro de borosilicato, que contém óxido de boro, como o Pyrex.

O vidro soda-cal é usado em tudo, de potes a janelas. É o tipo de vidro mais comum produzido. O vidro de borosilicato é um tipo que pode aquecer e resfriar rapidamente sem quebrar. Ele tem muitas aplicações, mas para uso doméstico você provavelmente está mais familiarizado com ele em uma assadeira.

O vidro colorido também deve ser levado em consideração. Os recicladores geralmente aceitam várias cores diferentes de vidro, mas nem sempre. Os fabricantes de vidro usam vários materiais para criar vidros coloridos. 

Se cores diferentes de vidro são recicladas juntas, isso diminui a qualidade do produto reciclado e perde seu valor de mercado. 

REUTILIZAR ANTES DE RECICLAR

Antes de pensarmos em reciclagem, é importante observar que se o produto feito de vidro estiver em perfeitas condições, pode muito bem ser aproveitado por outra pessoa. A maioria dos centros de doação aceita copos e pratos de vidro limpos e intactos. Se você tiver um jogo de copos ou xícaras que não queira mais, por exemplo, poderá até mesmo vendê-lo a quem se interessar.

COPOS DE VIDRO E ASSADEIRAS SÃO RECICLÁVEIS?

Verifique com algum centro de reciclagem perto de você para descobrir se eles têm um programa para utensílios de cozinha. Embora os copos de vidro e assadeiras sejam provavelmente feitos de soda-cal, eles não são recicláveis na maioria dos lugares. 

Isso ocorre porque os fabricantes usam aditivos para ajustar o vidro para a finalidade pretendida. Você provavelmente notou que taças de vinho quebram mais facilmente do que uma garrafa de refrigerante. Isso ocorre porque a composição do vidro é ligeiramente diferente.

Como a vida útil da maioria dos pratos, copos e assadeiras de vidro é relativamente longa, fica mais difícil para as empresas ganhar dinheiro reciclando-os.

COMO DESCARTAR VIDRO QUEBRADO

Mesmo que seja vidro do tipo recipiente reciclável, nunca coloque um vidro quebrado na lixeira. É um perigo para os trabalhadores que coletam e separam seus recicláveis. A melhor maneira de lidar com isso é embrulhar o vidro quebrado em jornal ou pano e colocá-lo dentro de uma caixa de papelão ou garrafa pet. Prenda a caixa com fita adesiva e escreva “Vidro quebrado” do lado de fora. Aí sim, pode jogá-lo na lixeira.

 

TIPOS DE VIDRO

Infelizmente, nem todos os tipos de vidro que queremos descartar podem ir para a lixeira. Verifique as regras e requisitos específicos do seu município, pois podem ser diferentes – por uma série de razões. 

Nem todos os vidros são iguais. Por exemplo, vidros de janelas, espelhos e lâmpadas contêm produtos químicos que os tornam inadequados para reutilização. A janela quebrada e o vidro do espelho ainda podem ser reaproveitados, portanto, pesquise um pouco antes de jogá-los no lixo. 

Procure fabricantes locais que aceitam vidro quebrado – algumas instalações o convertem em materiais de construção, fibra de vidro e asfalto.

 

VIDRO DE JANELA

O vidro da janela pode ser mais difícil de reciclar do que outros tipos, pois geralmente está preso a uma moldura de metal ou madeira. Os recicladores também levam em consideração o tipo de vidro que as janelas usam. Esses tipos de vidro não podem ser moldados juntos para criar um novo produto. Por isso, muitos centros de reciclagem não aceitam vidros de janela. 

No entanto, as janelas recicladas podem ser usadas para outros fins. Eles podem ser recriados em fibra de vidro, triturados e adicionados ao asfalto, misturados em tintas usadas em estradas e muito mais. 

ESPELHOS

O vidro do espelho também é composto de aditivos que dificultam a reciclagem. No entanto, alguns centros de reciclagem ainda podem aceitá-lo, verifique se há algum perto de você. Se um espelho estiver em boas condições, pode ser doado para um brechó e, se estiver quebrado, deve ser cuidadosamente embrulhado e jogado no lixo.

MOLDURAS DE VIDRO

Se você estiver planejando se desfazer de um porta-retratos, o vidro é reciclável desde que possa ser removido do restante do material. No entanto, as circunstâncias podem ser diferentes se o vidro estiver quebrado. Para descobrir o que fazer com o vidro quebrado de um porta-retrato, é melhor entrar em contato com o centro de reciclagem local. Se ele não aceitar o vidro quebrado, deve ser descartado com cuidado na lixeira.

 

COPOS DE BEBIDAS

Infelizmente, alguns copos não podem ser reciclados porque contêm produtos químicos adicionados. Esses produtos químicos são necessários para que esse tipo de vidro seja mais resistente para conter bebidas quentes e frias, mas isso também significa que o vidro tem um ponto de fusão diferente dos tipos de vidro normalmente enviados para reciclagem. Se o copo de vidro fosse adicionado ao processo de reciclagem, o produto final quebraria. Se o vidro estiver em boas condições, brechós geralmente são um bom ponto de desembarque. Se o vidro estiver quebrado, deve ser embrulhado em papel e descartado.

 

LÂMPADAS

Dependendo do tipo, as lâmpadas podem exigir um tratamento especial. Luzes incandescentes e halógenas geralmente vão para o lixo. As lâmpadas fluorescentes compactas contêm materiais que precisam ser processados ​​de maneira diferente e estão incluídos no programa local de Resíduos Perigosos Domésticos. Eles devem ser levados a uma instalação local de entrega ou guardados para um evento de reciclagem.

 

VIDRO QUEBRADO

E aquele recipiente de vidro quebrado? Ele apresenta um perigo potencial para você e para os responsáveis ​​pela manipulação de resíduos, portanto, descarte-o no lixo também. Tal como acontece com o vidro não convencional, embrulhe os fragmentos em papel e feche-os bem se usar sacos plásticos.

Em geral empresas de reciclagem não aceitam recipientes de vidro quebrado. Isso representa um perigo potencial para os manipuladores, e as instalações de reciclagem geralmente não estão equipadas para remover pequenos pedaços de vidro quebrado de outros recicláveis. 

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *