Por que devemos nos preocupar em economizar água?

Todos nós sabemos, ou deveríamos saber, que a água é um recurso limitado, que o aquecimento global é real, e que, em geral, não estamos fazendo o suficiente para mudar esse panorama.

71% do planeta é coberto por água, mas somente 3% é água doce. Se levarmos em consideração que grande parte está congelada, presa em calotas polares, geleiras, subterrânea, na atmosfera ou muito poluídas para consumo, apenas 0,03% é água potável e de fácil acesso, encontrada em rios, lagos, açudes e reservatórios.

A população global está aumentando a cada segundo, tornando a quantidade já limitada ainda menor. Para salvar nosso futuro devemos aprender a conservar os recursos limitados de que dispomos. A conservação, ou economia de água, se tornou uma prática essencial em todas as partes do mundo, mesmo em regiões onde parece ter água em abundância. Nos últimos 50 anos, a extração de água doce de icebergs cresceu em três vezes, um reflexo dessa escassez.

Por que devemos nos preocupar em economizar água?

A demanda por água está aumentando a uma taxa mais rápida do que o crescimento populacional. Nos últimos 70 anos, enquanto a população mundial triplicou, a demanda por água aumentou seis vezes. As Nações Unidas estimam que em 2025, 5 bilhões dos 8 bilhões de pessoas do mundo viverão em áreas onde a água é escassa. Muitas dessas pessoas terão dificuldade de acesso para atender às suas necessidades básicas. Infelizmente, para muita gente, essa é uma realidade atual.

SANEAMENTO BÁSICO, UM DIREITO DE TODOS

O acesso a água e saneamento é um direito básico do ser humano, mas apenas 7 em cada 10 pessoas têm acesso a serviços de água potável, e somente 4 em cada 10 a serviços de saneamento básico.

Apesar da pandemia do COVID-19 destacar a importância da higiene das mãos para prevenir a propagação de doenças, 3 bilhões de pessoas em todo o mundo, incluindo centenas de milhões de crianças em idade escolar, não têm acesso a lavatórios com sabão. Pessoas que vivem em áreas rurais, favelas urbanas, áreas propensas a desastres e países de baixa renda são as mais vulneráveis ​​e as mais afetadas. Não raro, as consequências são fatais. Mais de 800 crianças menores de 5 anos morrem todos os dias no mundo devido à falta de higiene apropriadas.

Pode parecer inconcebível imaginar viver sem água, mas a dura realidade é que muitas pessoas ao redor do mundo assim o fazem. A disponibilidade de água potável e saneamento básico representa um problema urgente e desafiador, especialmente em países em desenvolvimento.

DADOS QUE ASSUSTAM

1 em cada 3 pessoas ou 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm água potável. ( OMS / UNICEF 2019 )
Mais da metade da população global ou 4,2 bilhões de pessoas carecem de saneamento seguro. ( OMS / UNICEF 2019 )
Quase metade das escolas no mundo não possui lavatórios com água e sabão à disposição dos alunos. ( OMS / UNICEF 2020 )
Aproximadamente 50 litros de água por pessoa por dia são necessários para garantir que a maioria das necessidades básicas sejam atendidas, mantendo os riscos para a saúde pública em um nível baixo. ( OMS, 2017 )
207 milhões de pessoas gastam mais de 30 minutos por viagem de ida e volta para coletar água de uma fonte segura. ( OMS / UNICEF 2019 )
Globalmente, pelo menos 2 bilhões de pessoas usam uma fonte de água potável contaminada com fezes. ( OMS 2019 )
Cerca de 297 mil crianças – mais de 800 todos os dias – menores de cinco anos que morrem anualmente de doenças diarreicas devido a más condições de saneamento, higiene precária ou água potável inadequada. ( OMS 2019 )
2 em cada 5 pessoas ou 3 bilhões de pessoas em todo o mundo não possuem instalações básicas para lavar as mãos em casa. ( OMS / UNICEF 2019 )

SOLUÇÕES PARA ECONOMIZAR DE ÁGUA

Especialistas afirmam que a solução mais prática é o reaproveitamento e a reciclagem da água. Algumas cidades podem atender a um quinto de suas necessidades reciclando. Em todo o mundo, dois terços da água urbana não são tratados.

A coleta e armazenamento da água da chuva é uma alternativa viável. Sistemas que usam coletores, calhas e outros canais, tanques de armazenamento e sistemas de distribuição acionados por gravidade ou bomba, são mais baratos ou pelo menos equivalentes ao custo de perfurar e construir um poço.

O QUE VOCÊ PODE FAZER?

Todos podemos tomar medidas para controlar o consumo de água para evitar o desperdício e a escassez. A falta de chuvas limitam ainda mais o acesso à água limpa e fresca. Isso significa que as pessoas precisam tomar medidas para reduzir o uso e economizar o máximo possível. A conservação ou economia de água é a maneira mais econômica e ambientalmente correta de reduzir a demanda. A redução do uso reduz a energia necessária para processá-la e entregá-la às residências, empresas, fazendas e comunidades. O que, por sua vez, ajuda a reduzir a poluição.

ECONOMIZANDO ÁGUA NA COZINHA

Sempre que você lava a louça, não deixe a água correndo antes de enxaguar. Use uma quantidade mínima de detergente, não mais do que o necessário. Não descongele alimentos com água corrente.

ECONOMIZANDO ÁGUA NO BANHEIRO

Evite tomar banhos longos, desligue o chuveiro quando for se ensaboar. Um banho de quatro minutos consome cerca de 20 a 40 litros de água. Certifique-se de que não há nenhum vazamento, feche a torneira ao escovar os dentes e não use o vaso sanitário como cesto de lixo. Cada descarga sem necessidade desperdiçará litros de água.

ECONOMIZANDO ÁGUA NA LAVANDERIA

A maneira mais eficiente de economizar água é ligar a lavadora somente quando tiver roupas o suficiente para sua carga total. Deixe as roupas mais sujas ou manchadas de molho em uma pia ou balde antes de colocá-las na máquina. Assim não precisará de dois enxágues para saírem limpas.

ECONOMIZANDO ÁGUA NO QUINTAL OU JARDIM

Não regue a grama ou as plantas quando estiver ventando muito, para evitar evaporação excessiva. Parece que não, mas o desperdício é alto. Prefira os horários mais frescos do dia, de preferência de manhã cedo.

Para quem tem o privilégio de uma casa com piscina, utilize uma cobertura para eliminar a evaporação. Isso ainda manterá sua piscina mais limpa e diminuirá a necessidade de incluir produtos químicos.

Para lavar o carro, use um balde de água com sabão. Use apenas a mangueira para enxaguar – essa prática economiza preciosos litros de água.

Saiba maisObjetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos

Leia tambémComo economizar energia e reduzir sua conta de luz

Fonte da imagem – https://cdn.domtotal.com/img/noticias/2019-01/1406825_428809.jpg

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *