REDUZA, REUTILIZE E RECICLE NESTE NATAL

O Natal está tão perto, já podemos sentir o cheiro da emoção e das festas no ar. No entanto, embora possa ser a data mais esperada para muitos, há uma quantidade enorme de desperdício nesta época do ano.

Mas há maneiras de reduzir esse desperdício e, ao mesmo tempo, manter o espírito festivo. Devemos nos preocupar cada vez mais com a sustentabilidade e com o impacto ambiental de nossas ações.

No mundo todo, a cada celebração de Natal, produzimos 30% mais resíduos do que no resto do ano. E não é só o desperdício de alimentos que causa um grande problema para os aterros sanitários, mas a produção desses itens e suas embalagens produzem grandes quantidades de emissões de carbono e gases de efeito estufa, além de criar toneladas de lixo de embalagens.

 

PAPÉIS DE PRESENTE

 

Embrulhar presentes com fitas e laços faz parte da cerimônia. Mas grande parte do papel de presente que usamos não é reciclável, devido a tinta, glitter, fitas e plásticos no papel. Para reduzir o impacto na natureza você pode usar papel biodegradável para embrulhar seus presentes. A maior parte do papel pardo é reciclável e compostável e, como não é branqueado, passa por tratamentos químicos mínimos durante a produção.

 

Você também pode ser criativo com embalagens usando jornais ou revistas, ou reutilizando papéis de embrulho e sacolas de presentes que você já possui. Eles ficarão lindos debaixo da árvore e ajudarão a reduzir o desperdício neste Natal. Se você precisar comprar papel de presente este ano, procure um que possa ser facilmente reciclado.

 

REUTILIZE EMBALAGENS

 

Além de papel, existem envelopes, caixas de papelão e sacolas de presentes. É fácil reutilizar muitos desses itens. Após a diversão de abrir todos, separe o lixo para reutilização. As sacolas e caixas de papelão podem ser guardadas e usadas outras funcionalidades.

 

PLANEJE SUAS REFEIÇÕES

 

Todo Natal é igual, a comida é farta, e muita coisa vai parar no lixo. Experimente perguntar com antecedência aos seus convidados quanto eles acham que vão comer e do que eles não gostam. Isso pode ajudar a reduzir o desperdício de alimentos, permitindo que você compre e prepare apenas as coisas de que precisa.

 

EVITE LOUÇAS DESCARTÁVEIS

 

Tente evitar pratos, talheres e guardanapos descartáveis. Se você tem muitos convidados e está preocupado por não ter pratos e talheres suficientes, peça a eles que tragam alguns. Eles não vão se importar e isso ajuda o meio ambiente.

 

DOE E RECICLE BRINQUEDOS

 

Não é nenhum segredo que, quando uma criança está rodeada de tantos brinquedos, muitas vezes não sabe com qual brincar. Há muitos brinquedos que nossos filhos não interessam mais, ou porque cresceram ou por não gostarem.

 

Por outro lado, o Natal pode ser uma época complicada para muitas famílias carentes. A doação de brinquedos, sejam novos ou usados, pode levar uma pouco de felicidade para quem mais necessita.

 

É comprovado que o ato de presentear deixa as pessoas felizes, tanto ou até mais do que quem recebe. Os adultos sabem muito bem disso, diante da expressão no rosto de seus filhos, por exemplo, quando ele abre o presente que tanto deseja. Esse sentimento deve encorajado também no coração dos pequenos. São hábitos que duram toda a vida e que devem ser despertados desde cedo.

 

Explique que outras crianças vão ficar muito felizes ao receberem os presentes, envolva seus filhos na seleção de brinquedos que irá doar, escolha peças que estejam em bom estado. Ao dar a eles essa autonomia você vai capacitá-los e ensiná-los a importância da empatia.

 

COMO RECICLAR BRINQUEDOS

 

Se você é pai ou mãe, provavelmente tem caixas cheias com brinquedos dos seus filhos. Como os brinquedos são feitos de muitos materiais diferentes – plásticos, metal, vidro, componentes eletrônicos entre outros, – eles são difíceis de reciclar e, em muitos casos, não são aceitos pelos centros de reciclagem.

 

O Natal é uma data perfeita para dar nova vida aos brinquedos que não foram usados ou que as crianças simplesmente deixaram de usá-los. Doar brinquedos usados para uma boa causa pode ser uma das maneiras mais eficazes de reciclagem. Isso não apenas evita que o lixo seja enviado para aterros sanitários, mas também proporciona uma segunda vida aos seus brinquedos usados, o que significa que os materiais continuarão funcionando por muitos meses ou anos.

 

Além de doar brinquedos usados, existem muitas maneiras de reciclar brinquedos para que não acabem no aterro sanitário:

 

  • Contribua para uma brinquedoteca: Algumas comunidades têm brinquedotecas. A melhor maneira de encontrar uma na sua região é fazer uma pesquisa online pelo nome de sua cidade + brinquedoteca.
  • Centros de reciclagem: algumas comunidades criaram programas de reciclagem para brinquedos de plástico e de metal. Mais uma vez uma pesquisa online pode te ajudar a encontrar um na sua região.

 

  • Separação dos materiais: se o seu centro de reciclagem não aceita os brinquedos como estão, às vezes você mesmo pode desmontá-los para reciclar os vários componentes, como papel, papelão, metal e plástico que podem ser colocados com outros recicláveis do mesmo tipo.

 

RECICLANDO BRINQUEDOS EM CASA

 

Fazer brinquedos reciclados em casa é uma atividade que traz muitos benefícios: dá um novo destino a itens sem uso, entretém as crianças e ainda gera um objeto novo e todo especial. Com alguns potes, tesoura e muitas ideias na cabeça, um universo de brincadeiras passa a existir. No Youtube você pode encontrar diversos tutoriais de como fazer brinquedos em casa. Nos vídeos abaixo você vai encontrar algumas dicas:

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *