Saiba como descartar caixas Tetra Pak

Tetra Pak são aquelas caixas de papelão utilizadas para embalagens de leite, sucos, molho de tomate e muitos outros alimentos comuns em qualquer supermercado. Com certeza todo mundo já consumiu alguns desses produtos, mas nem todos sabem a maneira certa de como descartar as caixas Tetra Pak.

 

Do que são feitas as Tetra Pak?

 

Além do papelão, elas são compostas de polietileno no lado de fora – um tipo de plástico que funciona como verniz para dar mais proteção a embalagem. Algumas Tetra Pak vêm ainda com uma camada de alumínio, que fica por dentro, justamente para melhor conservar o alimento e por mais tempo. Por isso que o leite e o suco com essas embalagens, chamadas de longa vida, não precisam ficar nas geladeiras dos supermercados.

Por ter esses três elementos, para que a caixa toda possa ser reaproveitada, o pessoal que faz a reciclagem precisa separar o que é papelão, o que é plástico e o que é alumínio. Tudo o que nós, consumidores precisamos fazer, é descartar as caixas Tetra Pak da forma correta.

Mas em qual lixeira posso descartar?

 

Para quem, como a grande maioria, tem duas lixeiras, uma para o lixo orgânico e outra para o lixo reciclável, a resposta é simples: as caixas Tetra Pak devem ser descartadas na lixeira do lixo reciclável.

Algumas pessoas, condomínios ou estabelecimentos que frequentamos, têm mais lixeiras, geralmente cinco, com cores diferentes. Azul para papéis, verde para vidros, vermelha para plásticos, amarela para metais e preta ou marrom para lixo orgânico. É aí que surge a dúvida: como as Tetra Pak têm, além de papelão, plástico e alumínio, onde descartar?

O ideal mesmo seria separar a caixas para doar à quem recolhe esse material e leva até os centros de reciclagem, ou levá-lo pessoalmente. Como isso nem sempre é possível, a lixeira mais indicada é a de papel. Os responsáveis pela coleta levarão todo material aos locais apropriados, onde será realizado o processo de separação, reaproveitamento e reciclagem.

 

Qual a maneira certa de fazer o descarte?

 

É importante que as caixas estejam totalmente vazias antes de serem jogadas no lixo. Não é necessário lavá-las antes do descarte, mas um enxague com água corrente ajuda a minimizar o cheiro desagradável.

Caso venha com um canudo junto, como aquelas caixinhas de achocolatado que as crianças adoram, empurre o canudo para dentro da embalagem. E se houver tampa de plástico, como as de suco e algumas de leite, mantenha a tampa no local. Isso evita que esses pequenos pedaços de plástico se percam no processo de reciclagem, ou mesmo na hora do descarte.

 

Você também pode aproveitar!

 

Que tal transformar uma caixa Tetra Pak em algo útil depois de usada?

 

Para plantar suas sementes

Lave bem a caixa depois de usada, faça alguns furos no fundo e encha com terra. A partir daí é só escolher o que você quer plantar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como porta objetos

Corte a caixa no tamanho que deseja e decore com um papel bonito. Com criatividade conseguirá um belo porta-lápis, pincéis, carregador de celular ou o que você quiser.

 

Para guardar alimentos

As Tetra Pak com tampas funcionam muito bem para guardar grãos, como arroz e feijão e a ração dos animais de estimação.

 

 

E você, tem alguma sugestão de reaproveitar as caixas Tetra Pak? Mande pra gente nos comentários.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. marco celis pereira de moraes disse:

    sempre compro alimentos com embalagens da Tetra Pak, principalmente leite, e, por isso confio muito na sua conservação ,e, posteriormente, coloco as embalagens usadas para serem recicladas, assim, colaboro com a nossa natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *