Uma cidade limpa beneficia a todos

UMA CIDADE LIMPA BENEFICIA A TODOS!

A maioria das cidades está crescendo rapidamente. A vida urbana oferece benefícios, como mais oportunidades de trabalho e renda mais alta. Mas a urbanização também traz desafios relacionados à limpeza pública.

Os governos municipais devem planejar e gerenciar os impactos da urbanização para garantir uma boa qualidade de vida aos habitantes. O aumento da população urbana representa uma tendência global. Junto a isso, o desperdício também aumenta e com ele o lixo que, quando não coletado adequadamente, se espalha no meio ambiente.

O nível de limpeza das ruas determina a quantidade de lixo que vai parar no ambiente natural. Um espaço urbano limpo limita essa fonte de poluição. As cidades têm uma importante contribuição nas perspectivas de sustentabilidade do planeta. Uma cidade limpa tem um alto impacto positivo no meio ambiente, já que a quantidade de lixo urbano que pode poluir o meio ambiente depende do nível de limpeza da cidade e da eficiência da limpeza.

UM DESAFIO DE TODOS

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal nº 12.305/2010, o Poder Público, o setor empresarial e a coletividade são responsáveis pelas ações voltadas a gestão integrada e ao gerenciamento dos resíduos.

Compete à Secretaria Municipal do Meio Ambiente por meio do Departamento de Limpeza Pública a gestão dos resíduos, mediante a execução dos serviços de limpeza pública, atualmente realizados por contratação, cabendo a este departamento gerenciar, supervisionar e fiscalizar os serviços executados. As organizações do setor público são constantemente desafiadas a reduzir custos com limpeza e higiene.

Mas além do setor público, a gestão sustentável de resíduos envolve a população e o setor privado. Inclui atividades e ações necessárias, como coleta, transporte, tratamento e destinação final, além de monitoramento e regulamentação do processo de gerenciamento de resíduos.

Os resíduos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos e cada tipo tem diferentes métodos de descarte e gerenciamento. As questões de saúde estão associadas a todo o processo de gestão de resíduos. A coleta do lixo na calçada é o método mais comum, onde os resíduos são coletados em intervalos regulares por caminhões especializados. Os resíduos coletados são então transportados para uma instalação de descarte apropriada. Em seguida são separados em recicláveis ​​e resíduos inutilizáveis.

CONTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO

Ajudar a manter a sua rua limpa colabora para uma cidade saudável – para sua família, para o meio ambiente, para a economia, para a comunidade e para as gerações futuras.

Por isso é importante manter a casa, o quintal, a rua e a cidade limpas. Ratos, mosquitos e baratas adoram viver em áreas úmidas e cheias de lixo. Muitas dessas pragas também podem transmitir e espalhar doenças. Se as casas, quintais e espaços públicos forem mantidos limpos, não haverá lugar para que essas pragas se propaguem. Isso significa menos doenças.

O lixo jogado no chão não desaparece como mágica. Se não for descartado de maneira adequada, contamina o solo e a água. É nossa responsabilidade jogar o lixo em seu lugar apropriado e ensinar nossos filhos a cuidar do meio ambiente.

Turistas e negócios são atraídos por cidades limpas e saudáveis, com pessoas que se preocupam com o lugar onde vivem. Atrair turismo e novos negócios é importante para a comunidade local, criando mais oportunidades de empregos com melhor remuneração.

OS PROFISSIONAIS DE LIMPEZA

Infelizmente, nem sempre o trabalho dos profissionais responsáveis pela limpeza urbana é reconhecido como se deveria. Isso se deve, principalmente, pela falta de conhecimento da população sobre os serviços prestados por esses profissionais, e que não são poucos.

Os profissionais que estão nas ruas executam outros serviços além da varrição, função mais conhecida. Todas elas são de fundamental importância para a conservação da cidade e para a preservação da saúde da população. Isso inclui a limpeza de parques e praças, capinação de ruas, podas de árvores e até mesmo a limpeza de bueiros. Todos esses serviços são realizados para que as cidades permaneçam sempre limpas e seguras.

Quando uma via pública é devidamente limpa, aumenta-se a segurança nos deslocamento de pessoas e veículos, estimula-se o turismo e comércio local e, principalmente, evita-se o surgimento e proliferação de vetores transmissores de doenças, como por exemplo ratos e insetos.

A Prefeitura de cada cidade é responsável por garantir a execução da limpeza urbana, mas embora as prefeituras sejam responsáveis por disponibilizar esses serviços, a população também deve cooperar.

DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS

De nada adianta remover os resíduos de um local e despejá-los em outro. Após realizar todos os procedimentos relacionados à limpeza urbana, é fundamental que todos os resíduos tenham um destino ecologicamente correto.

Para cada categoria de resíduos há um destino específico:

Resíduo Domiciliar Comum – Aterro Sanitário;
Resíduos Recicláveis – Usina de Valorização de Recicláveis e Barracões credenciados; Associações de Catadores de Materiais Recicláveis credenciadas;
Resíduo Vegetal – Reaproveitamento como biomassa;
Resíduos Tóxicos domiciliares – Aterro para Resíduos Perigosos
Lixo Tóxico Domiciliar – Aterro Industrial

A STARTUP AMA – AGENTES DO MEIO AMBIENTE

Trabalhando lado a lado com todas as partes interessadas, a StartUP AMA desenvolveu uma série de iniciativas e programas para conter o crescimento de resíduos.

Trata-se de uma plataforma digital que organiza e promove a conservação e a transformação do meio ambiente urbano por meio do trabalho e da participação de moradores nos locais em que residem.

A AMA tem diversas funções de permitem o cidadão avaliar a limpeza da quadra, realizar ações ambientais, responder pesquisas, denunciar irregularidades ambientais, acompanhar a rota do caminhão de coleta de recicláveis, trocar os pontos acumulados por brindes, receber dicas sobre meio ambiente. Além de tudo isso, consolida os dados e transforma em informação relevante que pode ser usado em diversas frentes de atuação.

Ser um AMA é ser um Agente do Meio Ambiente, uma pessoa que está envolvida em diversas frentes de atuação com objetivo de preservar o meio ambiente, com atitudes que fazem parte do seu dia a dia. Um AMA transforma a sua qualidade de vida aprendendo e colocando em prática os hábitos que causam impactos positivos ao meio ambiente. Bons exemplos inspiraram pessoas a aderirem a um modo de vida mais sustentável.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *