Manual do Zelador Ambiental AMA

 

Bem vindo(a) à comunidade de Zeladores Ambientais AMA! 

 

Vamos esclarecer todas as dúvidas dessa jornada, começando com a pergunta principal:

 

Qual é a importância do Zelador Ambiental AMA para a cidade?

 

O grande desafio das cidades é levar os serviços e cuidados com o meio ambiente a todos os bairros, a todas as ruas, a todas as casas.

 

Para resolver esse desafio, nasceram os Zeladores Ambientais, a figura central do AMA. 

 

Os Zeladores Ambientais AMA são agentes que cuidam do meio ambiente e limpeza dos seus bairros, educam moradores, reportam possibilidades de melhorias e fiscalizam serviços públicos.

 

Você, Zelador Ambiental AMA, é o maior agente de transformação na sua cidade.

 

 

Quais são as funções de um Zelador Ambiental AMA?

 

O Zelador AMA é responsável por cuidar das suas quadras vizinhas, a sua microárea.

 

Cada microárea é composta em média por 5 (cinco) quarteirões, com perímetro médio de 3 (três) km e deverá ser cuidada por um zelador ambiental ao menos uma vez por semana. Todos os testes realizados indicam que uma dedicação de 6h a 8h por semana é suficiente para executar os seguintes serviços:

 

  • Educação ambiental dos moradores : Conversar com vizinhos dentro da sua microárea sobre limpeza,  saúde, redução de lixo, reuso e reciclagem de resíduos.
  • Verificação e monitoramento do sistema viário : Identificar, fotografar e reportar buracos em vias públicas pelo app.
  • Verificação e limpeza  manual da rede de drenagem : Identificar e fazer a limpeza e desobstrução de bueiros entupidos, prevenindo enchentes e poluição de rios e oceanos. Sempre fotografando o “antes e depois” pelo app.
  • Varrição e catação de vias e logradouros públicos: Varrer calçadas, meio fio e vias públicas. Fotografando o “antes e depois” pelo app.
  • Ouvidoria de problemas dos moradores : receber e verificar denúncias de moradores da sua microárea sobre problemas com fornecedores públicos como falta de água, buracos, entulhos, focos de doenças etc.
  • Identificação de obras nas comunidades: Identificar, fotografar e reportar obras civis em andamento pelo app.
  • Fiscalização de descarte irregular de resíduos : Recolher resíduos recicláveis seus e dos seus vizinhos. Fazer a classificação, separação e higienização para que possam ser comercializados. Solicitar a destinação correta desse material pelo app e registrar com fotos a pesagem e confirmação da entrega, para comprovar o processo.
  • Educação e vigilância sanitária e epidemiológica (focos de dengue): Identificar e eliminar focos de dengue na sua microárea, e também ensinar os vizinhos a eliminar os focos dentro das suas casas. Fotografar “antes e depois” pelo app.
  • Aplicação de pesquisas sobre sustentabilidade ambiental: Fazer as pesquisas enviadas pelo app com os vizinhos e moradores dentro da sua microárea.
  • Fiscalização de iluminação pública: Identificar, fotografar e reportar problemas com lâmpadas, postes e qualquer objeto relacionado a energia elétrica pelo app.
  • Verificação de pontos de entulho: Identificar, fotografar e reportar pontos de entulho ou descarte irregular em terrenos baldios pelo app.
  • Recrutamento de novos AMA’s: influenciar 10 moradores dentro da sua microárea à se juntarem ao programa AMA (Agentes do Meio Ambiente).

 

 

 

Quanto ganha um Zelador Ambiental AMA?

 

Isso só depende de você.

 

Para as tarefas que falamos acima, o zelador ambiental recebe uma remuneração básica que varia de acordo com o estado, depositados no quinto dia útil do mês, mediante emissão de NF-e.

 

IMPORTANTE: Para receber sua remuneração, o  Zelador Ambiental AMA precisa cumprir TODAS as tarefas que listamos aqui e que serão conferidas pelo sistema. 

 

Além da remuneração básica do Zelador AMA, você pode ganhar um valor extra se fizer tarefas para empresas parceiras do AMA, como entregar mercadorias, vender produtos, entre outras funções. Oferecemos as opções, você escolhe as que quiser fazer e recebe por cada uma delas. Essas tarefas são opcionais e a remuneração é por tarefa.

 

É importante esclarecer que as tarefas extras feitas para as empresas parceiras do AMA são totalmente independentes das tarefas básicas do Zelador AMA, por isso não interferem ou abonam as tarefas do Zelador AMA.

 

 

 

O que é preciso para ser um zelador urbano?

 

 

  • Telefonia e Dados

 

 

A primeira coisa que você vai precisar é ter um celular compatível com o app AMA e um pacote de dados para usar o app.

 

O app registra a distância percorrida ao longo da execução da tarefa e faz a soma de todos os percursos durante o mês. Então se você cuidar de uma quadra por dia, ao final do mês o app terá registrado 30 quadras percorridas. Mas fique atento, porque o percurso só será  registrado se o telefone estiver ligado, ok? 

 

Então sempre carregue completamente seu celular antes de sair para fazer as tarefas.

 

O aplicativo também pode funcionar off-line durante a execução das tarefas, mas será necessário conectar o telefone a alguma rede de internet (wi-fi, 3G, 4G) antes do final de cada dia ou a execução das tarefas não será registrada pelo sistema. Para isso, você vai precisar seguir os seguintes passos: 

  • Baixar pela internet, previamente, a lista dos eventos de zeladoria;
  • Na lista, clicar no evento e esperar aparecer o mapa com as quadras;
  • Não fazer logoff do aplicativo.

 

 

  • Ter um cadastro como MEI (Micro Empreendedor Individual)

 

 

Você deve ter um cadastro como MEI habilitado a prestar serviços pelos seguintes Códigos CNAE e atividades relacionadas à limpeza pública urbana: 

  • 3811-4/00 (coleta de entulhos e resíduos não perigosos)
  • 8130-0/00 (jardineiro) 
  • 8129-0/00 (varredor e catador)

 

ATENÇÃO: Os pagamentos só poderão ser feitos aos MEIs com CNAEs citados acima.

 

Não tem cadastro MEI? Não tem problema. É só clicar no link abaixo para saber como se cadastrar:

 

Como fazer Cadastro MEI

 

 

  • Emitir NF-e

 

 

Você deve emitir sua NF-e enviá-la até o dia 30 de cada mês. O atraso no envio da NF pode atrasar o pagamento até o mês seguinte.

 

Como emitir NF-e como MEI

 

 

  • Ter conta jurídica bancária. 

 

 

Após ter o cadastro como MEI, você poderá criar uma conta jurídica no seu banco de preferência. Seu pagamento será feito nessa conta jurídica, que precisa ter a mesma titularidade do MEI.

 

 

  • Ter equipamentos e ferramentas

 

 

A compra e manutenção dos equipamentos e ferramentas usadas são de responsabilidade do Zelador AMA, que deve ter: 

 

  • 1 carrinho de transporte manual, com capacidade mínima de armazenamento de 100 litros, pode ser aqueles de feira mesmo.
  • 1 Vassourão 
  • 1 Pá 
  • 90 Sacos plásticos de 100 litros por mês
  • 1 Celular smartphone, em perfeito funcionamento, com plano de dados e aplicativo devidamente instalado 
  • Máscara descartável ou de tecido

 

Como usar o app da AMA?

 

Clique nos links abaixo:

 

Baixar o App AMA

 

Como usar o App Ama

 

O Zelador Ambiental AMA tem um atendimento específico?

 

Claro! Afinal, você é especial! 

 

Cada Zelador AMA tem um atendimento exclusivo via WhatsApp com uma equipe preparada para esclarecer dúvidas, orientar e auxiliar o Zelador Ambiental AMA no seu trabalho. Consulte o WhatsApp da sua cidade:

 

41 98821 7512 – WhatsApp Paranaguá 

 44 98813 1060 – WhatsApp Maringá         Saiba Como ser um zelador ambiental AMA em Maringá

 

Você também pode ligar gratuitamente no 0800-0424276.

 

zeladores ambientais ama

 

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. 1 de outubro de 2020

    […] Baixe nosso Manual do Zelador Ambiental AMA. […]

  2. 9 de dezembro de 2020

    […] Leia também: Manual do Zelador Ambiental AMA […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *